top of page
  • Foto do escritorBarbosa

Como ocorre a motivação de uma equipe


Voltando de minha ausência nas ultimas duas semanas resolvi requentar um breve artigo que escrevi há algum tempo e que foi baseado em um projeto acadêmico que realizei. Esse tipo de tema não costuma ser abordado em madrugas na Lapa, mas pode ser que interesse aos leitores. Falarei sobre o papel dos líderes no processo de motivação de seus liderados.


O termo motivação pode significar tanto a resposta dos indivíduos à estímulos externos, quanto as atitudes provocadas por incentivos internos. A partir destes conceitos surgem as visões de que a motivação pode ser desenvolvida por meio de recompensas, ou que nenhuma pessoa é capaz de motivar outra.


Diversos autores afirmam que, diferentemente do senso comum, o líder não é capaz de motivar sua equipe, na verdade sua importância está relacionada à competência em liberar a motivação que os liderados trazem dentro de si. Ou seja, a verdadeira motivação não se refere aos fatores externos, mas às necessidades interiores do próprio indivíduo. Essa constatação é observada no fato de que nem sempre duas pessoas que agem da mesma maneira o fazem pelas mesmas razões.


Em 1959, Herzberg desenvolveu a Teoria dos Dois Fatores, que auxilia a compreensão a respeito dos aspectos motivacionais do indivíduo. Em suas pesquisas, Herzberg concluiu que a motivação é desenvolvida através de dois critérios:

  1. Fatores higiênicos: são aqueles determinados pelo ambiente e relacionados com as condições em que o indivíduo trabalha. Estes fatores apenas previnem a insatisfação e não geram genuína motivação.

  2. Fatores motivadores: são aqueles relacionados com a natureza das tarefas desenvolvidas pelo indivíduo.

Concluiu-se ainda que, para que seja possível o surgimento da necessidade dos fatores motivacionais é preciso primeiro atender os fatores chamados higiênicos, que são externos.

Assim, caberia ao líder garantir um alto nível de satisfação do grupo relacionado aos aspectos em que são desenvolvidos o trabalho, e também associados à natureza das próprias tarefas realizadas. Ou seja, se por um lado é necessário proporcionar satisfação (motivação), por outro, deve-se evitar que esta seja prejudicada pela insatisfação decorrente da baixa qualidade dos fatores ambientais.


Convido os amigos a comentar qual é o papel do líder na motivação dos membros de sua equipe.


Abraços e até a próxima.

30 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page