• Barbosa

O Fantasma de Canterville e Outras Histórias – Oscar Wilde



(Esta é a resenha de um livro da Irlanda, do desafio UM LIVRO DE CADA PAÍS DO MUNDO).


Sem dúvida a obra mais famosa de Oscar Wilde, escritor e dramaturgo irlandês que viveu durante a segunda metade do século XIX, é o retrato de Dorian Gray. Este romance é considerado uma das obras mais importantes da literatura britânica, no entanto, Wilde também produziu uma grande quantidade de contos, dos quais oito estão reunidos em “O Fantasma de Canterville e outras histórias” da editora L&PM.


“O crime de lorde Arthur Saville”, que abre o livro, trata-se de uma história divertida acerca de um jovem lorde que, durante uma festa da alta sociedade inglesa, tem seu futuro lido na palma da mão por um quiromante. Acontece que o adivinho prevê que lorde Arthur cometerá um assassinato e este, estando noivo, não vê motivo para esperar que o destino siga seu rumo e começa a planejar logo o inevitável crime.


Em seguida nos é apresentado “O amigo devotado”. Uma fábula infantil onde animais narram um faz-de-conta que se passa entre humanos, no qual um homem ingênuo é explorado até não poder mais por um moleiro rico em nome da verdadeira amizade.


O terceiro conto é o que dá nome ao livro. “O fantasma de Canterville” foi o que mais gostei e é a história que melhor mistura tensão com humor. Sim, uma história de fantasmas bem-humorada visto que o conto narra as desventuras de uma assombração que habita uma mansão que acaba de ser adquirida por uma família norte-americana. A praticidade e ceticismo americanos são um desafio para o fantasma que sempre se orgulhou de ter amedrontado e enlouquecido as mais proeminentes figuras.


“O jovem rei” é mais uma fábula de Wilde. Nela é retratado um jovem príncipe que será coroado rei no dia seguinte, e que, apesar de ser um amante das artes e das coisas belas, passa a desprezar seus adornos reais quando se dá conta de que eles são produto do sofrimento das classes mais pobres do seu reino. “Na guerra, replicou o tecelão, o forte escraviza o fraco, e , na paz, o rico escraviza o pobre”.


“O milionário modelo” é o quinto conto do livro e nos apresenta Hughie, um jovem sem perspectivas de ascensão financeira e cujas únicas posses que herdou de seu pai foram uma enciclopédia e uma espada. Um dia ele visita um de seus amigos artistas e se depara com este trabalhando em uma pintura de um mendigo em seu ateliê. Hughie se apieda do velho modelo e lhe dá sua única libra como esmola. No entanto, essa esmola mudará sua vida para sempre.


Talvez “O pescador e sua alma” seja o conto com mais reviravoltas e que mais mistura elementos, a princípio, divergentes. Em suma trata-se de uma história de amor entre um pescador e uma sereia, que aborda sacrifício, devoção e perda de identidade. Tudo isso em uma história que envolve tritões, bruxas, demônios e almas, além de situações fantásticas e exóticas.


O próximo conto mais parece, na verdade, um tratado sobre os Sonetos de Shakespere. Em “O retrato do Sr W. H.” somos apresentados a uma teoria sobre à quem os sonetos do famoso dramaturgo foram realmente dedicados. E como essa teoria pode levar à loucura àqueles que por ela são seduzidos. “Dar conselhos é sempre uma coisa tola, mas dar bons conselhos é absolutamente fatal”.


O oitavo e ultimo conto do livro se trata de outra fabula. “O príncipe feliz” é uma ode à compaixão e à caridade e narra a inusitada amizade entre uma estátua de ouro e uma andorinha atrasada para a migração de inverno. Juntos eles conhecem a pobreza e a miséria que assolam o mundo e vão até as ultimas consequências para amenizar um pouco o sofrimento dos menos favorecidos.


“O Fantasma de Canterville e outras histórias” é um livro voltado para o público infanto-juvenil mas que diverte até mesmo os adultos, possui uma escrita fluida e fácil, ainda mais levando em conta de que se trata de uma obra de mais de 100 anos.


(“O Fantasma de Canterville e outras histórias”. Autor: Oscar Wilde. Editora: LP&M. 200 páginas. Edição de bolso de 2002)

20 visualizações2 comentários

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+