top of page
  • Foto do escritorBarbosa

O melhor jogador de cada País



Nesses tempos de quarentena enquetes e testes nas redes sociais têm feito ainda mais sucesso. Esses dias estava assistindo a um vídeo do canal “Polemicas Vazias” (https://www.youtube.com/watch?v=Oky_s8nJsSk) em que o YouTuber Formiga lista os melhores jogadores que ele viu jogar de cada um dos 10 primeiros colocados no ranking da FIFA mais Itália, Alemanha e Holanda.


Resolvi fazer a minha lista também, mas meu critério é simplesmente opinião pessoal e memória afetiva. Não pesquisei estatísticas nem prêmios que esses caras ganharam, apenas puxei pela memória aqueles que achei melhor de cada nacionalidade.


Sendo assim, vamos lá:


  1. BÉLGICA: Confesso que para mim o futebol da Bélgica não existia até 5-10 anos atrás, e hoje, vejam só, ela tem a melhor seleção do mundo segundo a FIFA. Então, o melhor que vi é um jogador que ainda está em atividade: Hazard.

  2. FRANÇA: Aqui é mole. Zinedine Zidane. Vi esse cara destruir nossa seleção duas vezes, e em ambas éramos favoritos, além disso o Zizou é dono do gol em final de Champions mais bonito da história, não importa o que digam.

  3. BRASIL: Se o país anterior era fácil, esse é muito difícil. Como o Brasil teve craques na sua história, mas acho que vou de Ronaldo. O cara era imparável antes de estourar o joelho e mesmo depois continuava mortal. Mas foi difícil não escolher o Romário aqui.

  4. INGLATERRA: A Inglaterra sempre teve bons jogadores, mas acho que nenhum grande craque. Bem, minha escolha é o Scholes. Ele fez parte daquele Manchester absurdo do Alex Ferguson que empilhou Premier Leagues em sequência.

  5. URUGUAI: Os uruguaios não ganham uma Copa do Mundo há 70 anos. Aqui é a mesma situação do país anterior, lembro de bons jogadores, mas nenhum craque. Escolho o Suarez pelo que fez no Liverpool e Barcelona, mas também pelo personagem que foi nas copas de 2010 e 2014.

  6. CROÁCIA: Até dois anos atrás essa resposta seria Suker, mas hoje não tem como negar que o melhor croata que vi jogar foi o Modric. Levou a croácia mais longe na copa e comandou o Real na Champions.

  7. PORTUGAL: Aqui vai ser o robozão. Não tem como, ele passou em muito o Figo. O cara é um dos melhores jogadores da história e levou sua seleção a conquistas inéditas.

  8. ESPANHA: Maior dúvida em quem escolher na Espanha, mas voto no Iniesta como melhor espanhol que vi. O meio campista jogava de terno, fez gol em final de Copa do Mundo e ao lado do Xavi era a alma do Barça do Guardiola.

  9. ARGENTINA: Não tem como não ser o Messi. A gente tende a achar que o cara é um fiasco na seleção, mas a argentina chegou em algumas finais importantes nos últimos anos. Como em Portugal, aqui o interessante é escolher o segundo melhor. Pra mim seria o Batistuta.

  10. COLÔMBIA: A Colômbia sofre do mesmo mal do Uruguai. Bons jogadores, mas nenhum craque. Me veem a cabeça o James, Asprilla, Falcão, Rincón, Higuita hehe. Mas vou de Valderrama. Pra mim é o que melhor representa o País.

  11. ITÁLIA: Cara, o que aconteceu com o futebol da Itália nos últimos anos? Os caras sempre foram os melhores ao lado da Alemanha e abaixo apenas do Brasil. Muito difícil escolher um... Vou de Maldini, monstro da zaga, e não vou desenvolver muito pra não mudar de ideia.

  12. ALEMANHA: Os alemães ganharam uma Copa do Mundo “recentemente” depois de 24 anos, então meu melhor jogador alemão vai ser daquele time: Lahn. O cara jogava nas duas laterais e na volância. Muito craque. Disputou ainda 3 Copas.

  13. HOLANDA: Pra fechar, o maior vice da história do futebol mundial (o segundo colocado é o Vasco hehe). Seedorf foi o melhor holandês que vi. Típico jogador clássico e ainda foi tetra campeão da Champions jogando por três times diferentes. E, convenhamos, encerrar a carreira no Botafogo foi muito maneiro.


É isso amigos. Esses são os melhores jogadores que vi em cada uma das 13 principais seleções do mundo. Montem o ranking de vocês também nos comentários. Abaixo a lista do Formiga vs a minha.


Bélgica: De Bruyne vs Hazard; França: Zidane vs Zidane; Brasil: Zico vs Ronaldo; Inglaterra: Lampard vs Scholes; Uruguai: Suarez vs Suarez; Croácia: Modric vs Modric; Portugal: CR7 vs CR7; Espanha: Xavi vs Iniesta; Argentina: Messi vs Messi; Colômbia: Rincón vs Valderrama; Itália: Baggio vs Maldini; Alemanha: Klinsmann vs Lahn; Holanda: Bergkamp vs Seedorf.

38 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page