top of page
  • Foto do escritorBarbosa

The Witcher 3 - Como derrotar Dettlaff


Originalmente The Witcher é uma série literária de fantasia composta por oito livros que acompanham a história de Geralt de Rívia, um bruxo. A obra foi escrita por Andrzej Sapkowski na década de 90 e tem resenha aqui no blog. Em 2007 a CD Projekt Red lançou um jogo eletrônico de aventura com elementos de RPG baseado no universo dos livros, que teve sequencias em 2011 e 2015. Recentemente a Netflix transmitiu a primeira temporada de uma série de televisão também baseada nos livros de Sapkowski.


No entanto, esse post é para quem ao menos já conhece The Witcher 3. O jogo de aventura e RPG em mundo aberto é muito bom, e já ganhou diversos prêmios desde seu lançamento, mas ele exige um comprometimento muito grande dos jogadores pois conta com uma história muito longa. Considerando a linha principal Wild Hunt e suas expansões Hearts of Stone e Blood and Wine, levei 172 horas para zerar o jogo. E sem dúvidas a batalha mais desafiadora foi contra o chefe final de Blood and Wine: Dettlaff.


Confesso que procurei algumas dicas de como derrotar esse chefão, mas achei todas muito vagas, então venho com a pretensão de ensinar de maneira pragmática como derrotar esse adversário.


Assim é descrito Dettlaff no bestiário do jogo:


"Quando ele está em sua forma bípede, deve-se tomar cuidado com os ataques únicos de Dettlaff. Golpes de suas garras afiadas são dados com grande força e precisão. Ele também sabe manejar armas muito bem. Por ser um vampiro superior, ele pode se transformar em névoa e envolver seus oponentes. Durante este tipo de batalha, deve-se tomar cuidado com concentrações de magia e ataques aéreos. Quando ferido, ele frequentemente assume sua forma alada. Suas poderosas asas podem atordoar facilmente um bruxo. Deve-se ter em mente que vampiros superiores são criaturas imortais e portanto eles não temem por suas vidas enquanto lutam, o que significa que sempre correrão riscos. Eles possuem a habilidade da invisibilidade e podem regenerar sua força durante o combate. Considerando tudo, eles são adversários incrivelmente difíceis, mesmo para um bruxo."


Fui para a batalha com a espada de prata Aerondight equipada e com o set da armadura dourada de Toussaint (você encontra ela na Terra da Fantasia). Além das Poções Sangue Preto, Andorinha e Elixir Raffard.


Primeira transformação:

Em sua primeira transformação Dettlaff possui a aparência clássica de um vampiro superior da série: ganha um focinho parecido com o de um morcego, garras exageradamente compridas e dentes afiados. Na verdade, nesta forma é bem fácil derrotar o vampirão, o desafio é não perder vitalidade, já que você vai precisar dela mais adiante.

Antes de começar a batalha tome uma poção de Sangue Preto e esteja com o sinal Quen desenvolvido ao máximo. Fique sempre se movimentando e quando ele saltar de forma mais lenta para te atacar com as garras contragolpeie. Se por acaso você for ferido nessa fase não derrote Dettlaff! Fique se movimentando enquanto come alguma coisa até completar novamente sua vitalidade.

Quando diminuir 1/3 da vida do vampiro vai começar uma cutscene. Mas lembre-se: Não faça isso sem estar com sua vitalidade cheia.


Segunda transformação:

Durante a cutscene vemos que Dettlaff está completamente transtornado e resolve mostrar sua verdadeira e mais poderosa forma. Uma criatura cega e alada, feita de puro músculo que é capaz de invocar uma revoada de morcegos e conjurar armadilhas no chão.

Aqui vai ser difícil e você vai morrer algumas vezes até pegar o jeito. Quer dizer, iria morrer, digo isso porquê vou te passar o macete necessário pra vencer esse vampiro. Lembrando que cada vez que você morrer o save volta pra antes de começar a luta contra a primeira forma de Dettlaff. Ou seja, você vai ter que passar pelo primeiro passo novamente. E é impossível salvar entre as transformações, ou no meio da batalha.

Você pode sofrer dano de três maneiras, sendo que cada uma tira metade da sua vida. Dettlaff pode fazer uma investida no ar, pode invocar morcegos ou pode te machucar se você ficar no raio de impacto do seu pouso (ou voo). Além disso, em determinados lugares irão surgir espécies de estalagmites gelatinosas que te deixam atordoado caso você se aproxime delas, e Dettlaff aproveita esse momento pra te atacar. Então, fique longe desses pontos!

A investida aérea do vampiro superior pode ser evitada simplesmente se esquivando ("O" no PS4). Mantenha o alvo nele e dificilmente você será surpreendido por esse ataque. Mas é bom sempre manter o Quen ativo, nunca se sabe.

No entanto, o sinal não te protege contra os morcegos, porquê ao invés de funcionar como um golpe forte que poderia ser absorvido pela magia eles funcionam como dezenas de golpes fracos. Então o primeiro da revoada que te acertar vai quebrar o seu Quen e você vai tomar o dano de todos os demais. O segredo é ficar afastado de Dettlaff quando ele começar a invocar o bando, em seguida vai ter um momento em que todos os sons silenciam e um segundo depois disso você deve rolar lateralmente ("X" no PS4) para evitar a revoada.

Em determinado momento Dettlaff desaparece e subitamente pousa sobre Geralt causando um grande dano com o impacto, então mantenha-se sempre se movimentando com as esquivas. Quando pousar ele fica inerte por alguns instantes. Se você tiver o time perfeito vai conseguir desferir até quatro golpes rápidos nele. Mas nunca tente mais do que isso, porque quando ele levanta voo gera uma onda de choque que fere Geralt. Repita esse processo até tirar outro 1/3 da vitalidade de Dettlaff e então vai começar outra cutscene. Idealmente você não deveria perder vida nessa transformação também, mas se for inevitável tenha poções Andorinha e comestíveis a mão.


Terceira transformação:

Após a cutscene anterior Dettlaff está cansado e ferido, então ele cria um casulo para se recuperar enquanto invoca um clone feito de sangue para te derrotar. O casulo onde se encontra o vampiro é alimentado por três órgãos, ou glândulas, localizados nos extremos do cenário. O objetivo é destruir esses três alvos, então não adianta ficar lutando contra o clone de Dettlaff. O problema é que ele é rápido, forte e pode se transportar para perto de você. Com poucos golpes você morre, então se ele iniciar um sequencia em você já era, vai recomeçar tudo desde a primeira transformação. Então, faça o seguinte: mantenha sempre o Quen ativado, tenha estoques de Poção Andorinha e Elixir Raffard, além de comestíveis. Não pare nunca de andar pelo cenário, vá alternando entre os três alvos, sempre parando o suficiente apenas para dar dois golpes rápidos e partir para o próximo. Se o clone estiver muito próximo, não pare para atacar. Espere por uma oportunidade melhor.

Ao destruir as três glândulas do casulo vai se iniciar outra cutscene.


Quarto combate:

Cansado? Após ter seu casulo destruído, Dettlaff se arrasta lá de dentro ainda ferido. Aqui não esperei pra ver o que ia acontecer. Aproveitei que ele estava caído e golpeei logo. Basta um golpe para derrotar o chefão nesse estágio. Ainda bem...


2.147 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page