• Barbosa

Top 5 filmes da MCU



Dando continuidade às listas de filmes que temos produzido por aqui no Madruga, trago os cinco melhores filmes da MCU. O universo cinematográfico da Marvel (Marvel Cinematic Universe – MCU) é uma franquia de filmes baseada nos quadrinhos da editora cujos personagens foram criados pelo mestre Stan Lee.


Após seis meses de quarentena, por conta da pandemia de corona vírus, tive a oportunidade de rever todos os 23 filmes que compõem as três fases da franquia lançados até agora. Eles estavam até pouco tempo disponíveis na Netflix e Prime Video, mas parece que já foram retirados dos catálogos. Então, quem quiser assistir vai ter que esperar a chegada do Disney+ em novembro.


Algumas pessoas acusam os filmes da Marvel Studios de seguirem sempre a mesma fórmula, e reclamam que os produtores não se arriscam a fazer coisas originais. Essas pessoas até têm sua razão, mas isso não quer dizer que os filmes não tenham qualidade por seguir um padrão, pois o mesmo acontece em outros grandes estúdios, como a Pixar por exemplo. Além disso, esses filmes possuem orçamentos gigantescos. “Vingadores: Ultimato” custou 356 milhões de dólares, e mesmo o primeiro Homem de Ferro contou com um orçamento de US$140 milhões, então os produtores não vão deixar diretor e roteirista se arriscar muito.


No entanto, existem alguns filmes muitos bons e que, coincidência ou não, fogem da fórmula padrão Marvel. Vamos aos meus cinco filmes favoritos dessa franquia. É bom observar que não considerei nenhum dos “Vingadores” nesse ranking.


5. Guardiões da Galáxia (2014)

Sinopse: Peter Quill (Chris Pratt) é um aventureiro espacial que passa a ser perseguido por ​​caçadores de recompensas após roubar um artefato cobiçado por Ronan, o Acusador, membro da raça alienígena Kree. Para escapar de Ronan, Quill é forçado a se unir com quatro figuras desajustadas: Rocket Raccoon, um guaxinim falante, Groot, uma árvore humanoide, a enigmática Gamora e Drax, o Destruidor, movido por vingança. No entanto, ao descobrir a ameaça cósmica que o artefato representa, Quill deve reunir seu grupo para salvar a galáxia.


Opinião com spoilers: James Gunn conseguiu entregar um filme bem diferente da proposta da Marvel até então. Aqui vemos um grupo de improváveis heróis que não possuem poder para rivalizar com seus antagonistas, nem mesmo quando reunidos. Assim, o conflito não pode ser solucionado com as tradicionais lutas entre vilões e heróis. O filme ainda se passa no ambiente espacial, divergindo dos anteriores que colocavam a Terra como centro dos super-conflitos, conferindo ao longa um visual mais impactante que os outros filmes da MCU. E apesar dessa ambientação ele ainda consegue trazer ao espectador uma sensação oitentista graças à trilha sonora e figurino, mesmo para aqueles que não viveram essa época. Hoje em dia isso não é mais nenhuma inovação, mas creio que à época foi um dos primeiros projetos a apostar na nostalgia por essa década.

Rotten Tomatoes: 91%

4. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Sinopse: No ano de 1941, enquanto o mundo está mergulhado na guerra, um jovem chamado Steve Rogers (Chris Evans) deseja fazer sua parte e se juntar às forças armadas da América. No entanto, devido a sua pequena estatura e saúde frágil os militares o rejeitam repetidamente. Steve tem sua chance quando é aceito em um programa experimental que o transforma em um supersoldado chamado Capitão América. Ao unir forças com Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Peggy Carter (Hayley Atwell), o Capitão América lidera a luta contra uma organização secreta apoiada pelos nazistas: a HYDRA.


Opinião com spoilers: O primeiro filme do Capitão América foi dirigido por Joe Johnston, o mesmo de “Querida Encolhi as Crianças” e “Jumanji”. O que gosto nesse filme é sua história mais “realista”, se posso classificar assim. Tudo bem, os nazistas encontram um artefato mágico que pode ser usado para criar armas de destruição em massa, e mesmo antes disso eles já possuíam uma tecnologia uns 70 anos à frente de seu tempo. Ainda assim, o protagonista não é uma criatura super-poderosa indestrutível ou uma divindade entre os mortais, mas um homem comum cujas qualidades físicas foram melhoradas. É interessante também como colocaram o capitão e seu grupo para enfrentar uma batalha paralela à luta dos Aliados contra o Eixo, assim os eventos da segunda guerra não são o foco aqui.

Rotten Tomatoes: 80%

3. Homem de Ferro (2008)

Sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário e inventor brilhante. Enquanto conduz testes de armas no exterior, terroristas o sequestram para forçá-lo a construir uma arma devastadora. Em vez disso, em seu cárcere, ele constrói secretamente um traje blindado que permite que ele se liberte de seus captores. Retornando à América Stark aprimora o traje e o usa para combater o crime e o terror ao redor do mundo.


Opinião com spoilers: Esse foi o filme que iniciou o bem-sucedido projeto cinematográfico da Marvel Studios. Seria exagero dizer que reinventou a fórmula dos filmes de heróis. Nessa época a Sony já havia produzido três filmes do Homem Aranha, a Fox mais três dos X-Men e a Warner já tinha lançado o Batman Begins. O mérito do Homem de Ferro foi ter iniciado uma era de filmes independentes, mas que estão interligados em uma trama maior, como pode ser observada na cena pós-créditos que se tornou uma marca da franquia. Mas o filme funciona muito bem isolado também. Possui uma história relevante e um protagonista com um bom desenvolvimento, impulsionado também pelo carisma de Robert Downey Jr.

Rotten Tomatoes: 94%

2. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Sinopse: Após permanecer congelado por 70 anos Steve Rogers, também conhecido como Capitão América (Chris Evans), vive na capital dos Estados Unidos enquanto tenta se ajustar aos tempos modernos. Após um ataque à agencia americana S.H.I.E.L.D. Rogers se vê em uma teia de intrigas que pode colocar o mundo inteiro em risco. Unindo forças com a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e um novo aliado, o Falcão (Anthony Mackie), Rogers luta para expor uma conspiração cada vez maior.


Opinião com spoilers: O primeiro filme dirigido pelos irmãos Russo da MCU, depois eles estariam a frente de Vingadores 3 e 4, foi o meu favorito por alguns anos. O Soldado Invernal é mais próximo de um suspense do que de uma aventura de super-herói padrão. A história prende a atenção de quem assiste com uma trama intrigante onde as suspeitas pairam sobre todos, assim o espectador se sente na pele do próprio Capitão sem saber em quem confiar. É interessante como mostra que o conceito de vilões e heróis nem sempre é absoluto e depende de que lado do conflito você está. Assim como no primeiro filme do Capitão, a pegada mais realista enriquece ainda mais a história.

Rotten Tomatoes: 90%

1. Pantera Negra (2018)

Sinopse: Após a morte de seu pai, T'Challa (Chadwick Boseman) retorna à nação africana de Wakanda para ocupar seu lugar de direito como rei. Quando um inimigo reaparece o valor de T'Challa como rei - e como Pantera Negra - é testado ao se ver arrastado para um conflito que coloca em risco o destino de Wakanda e de todo o mundo. Confrontado com a traição e o perigo, o jovem rei deve reunir seus aliados para derrotar seus inimigos e garantir a segurança de seu povo.


Opinião com spoilers: O Pantera Negra é o melhor filme da MCU! Também não é para menos, o elenco conta com Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Forest Whitaker, Daniel Kaluuya, dentre outros. Acho que nenhum outro filme da franquia reuniu tantos bons atores.

O longa possui também o melhor e mais bem construído vilão dentre os 23 filmes já lançados. Killmonger tem uma motivação bastante válida, não sendo um personagem difícil de se compreender. Lembrando que Michael B. Jordan já tinha trabalhado com o diretor Ryan Coogler em “Creed” de 2015.

A tragédia que envolve T’Challa e a forma como ele herda o trono é muito melhor construído do que em Thor, por exemplo. As lutas são empolgantes e bem elaboradas também, e o visual de Wakanda e o figurino de seus habitantes conseguiu integrar bem uma ideia de tecnologia avançada e desenvolvimento econômico com a natureza e tradição africanas.

Pantera Negra ganhou três Oscars em 2019 (Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte) e foi o primeiro filme de super-herói a ser indicado a Melhor Filme.

Rotten Tomatoes: 96%

Como curiosidade confiram a lista dos cinco melhores filmes da MCU (desconsiderando os “Vingadores”) segundo o Rotten Tomatoes:

1. Pantera Negra (96%)

2. Homem de Ferro (94%)

3. Thor: Ragnarok (93%)

4. Homem Aranha: De Volta ao Lar (92%)

5. Capitão América: Guerra Civil (91%)

8 visualizações1 comentário

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+