top of page
  • Foto do escritorJulio Chagas Jr.

Final Copa do Brasil 2022: Flamengo e Corinthians


Falando de futebol de série A, para surpresa dos Vascaídos . Na última quarta-feira rolou a primeira partida da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians. É a primeira final disputada entre os 2 times de maior torcida do país, desde sempre. Desconsiderando uma final de Supercopa do Brasil em 1991, porque isso não vale nada. Retomando, parece que mamãe globo não é uma boa mãe, não é verdade?

Bom, como trabalhador e pai de família responsável que sou, não consegui ver o jogo todo. Um dia vai acabar essa putaria de jogo começando 21:45? Vi até os 10 minutos do 2º tempo, portanto, não vi o lance de penâlti pelo qual o bonde dos sem praia está a chorar sem cessar.


Minha expectativa pelo jogo, quando saiu a escalação, foi lá em cima. Flamengo veio com sua escalação padrão e o Coringa veio se querendo com uma escalação ofensiva. De fato, achei o jogo muito bom, bem jogado e disputado. Bom nível. O resultado achei melhor para o Corinthians. Até pela a escalação, esperava que o Fla marcasse gols. E pelo o que percebi, a intenção do Corinthians era sobreviver com dignidade, jogar “de igual para igual” com o Fla, conseguiu. Com o bônus de tirar o melhor meia campista marcador do Fla do segundo jogo, João Gomes estará suspenso após acúmulo de cartões amarelos.


Falando mais sobre o jogo do Maior do Mundo, o time esteve com baixo poder ofensivo, Rod ficou preso lá trás, Gabi recebeu muitas bolas em uma zona morta ali na ponta direita, Arrasca está jogando no sacrifício, Miteiro oscilou para baixo mais uma vez e Pedro Guilherme precisa de pelo menos um, entre esses, para marcar seus gols.


Os lampejos ofensivos do Fla ocorreram quando Gabi esteve mais por dentro, próximo a Pedro. Nesses lampejos, Cássio se apresentou muito bem fazendo as defesas. Mostrando porque é o maior ídolo deles lá.


Da parte dos manos, a turminha da frente estava disposta para o jogo. Renato Augusto, Roger Guedes e Yuri Alberto estiveram bem, mas não foram capazes de romper o bem postado sistema defensivo do Fla e o goleiro mais seguro do Brasil, Santos. Foi a primeira vez que prestei atenção a um jogo do Fausto Veras, não vi nada demais dele com a bola no pé, ouvi dizer que ele foi o responsável por apagar Arrascaeta, sei não. Tal de Hadson (???), fez a parte dele lá, entendi que é o Rodinei deles. Arma secreta que pode, aleatoriamente, virar fogo amigo ou surpreender o adversário. A linha defensiva do Corinthians fez grande partida, já é tradição deste clube. Fagner Carniceiro, Vovô Fabio Santos, as torres gêmeas Balbuena e Gil. Galera braba.


Voltando ao Fla, não posso deixar de citar Thiago Maia, tem jogado com muita disposição e foco ali na roubada de bola. Salvou o Fla, no último momento antes da finalização potencialmente fatal de Yuri Alberto, em entregada de Léo Pereira. Nossa zaga não inspira confiança em ninguém, David Luiz e Léo Pereira estão sempre prontos para entregar, não podem jogar expostos. Fora que a qualquer momento David Luiz pode cismar de virar atacante. Dizem que Fabrício Bruno vem jogando bem, talvez fosse o caso de colocar ele. Costuma jogar sério e concentrado. Felipe Luiz esteve em dia de feijão com arroz. Será que Dorival segurou o time? Se o fez, errou, na minha visão.


Sobre a bola na mão do jogador do Fla dentro de sua área defensiva? A regra muda toda semana, mas pelo o que vi e ouvi, foi bola na mão do jogador do Fla dentro de sua área defensiva. Segue o jogo.


Para o Maracanã a disputa está em aberto. Acredito que o Corinthians vem para tumultuar o jogo, para tentar um gol em uma bagunça na área do Fla. O Fla precisa cuidar destes chutes de longa distância do Renato Augusto, uma hora ele encaixa. Fora isso, é torcer para ninguém fazer o “Andreas Pitico Pereira” ali na defesa. Acredito que estamos preparados para cortar chuveirinhos e escanteios.


Para vencer, o Fla vai ter que atacar como está acostumado, com Pedro e Gabi por dentro, com Rod enfiado pela direita, Miteiro e Arrasca circulando ali no meio. A retaguarda fica por conta dos zagueiros, Felipe Luiz, Thiago Maia e...quem vai substituir João Gomes? Se Vidal, ele não vai fazer essa retaguarda. Se Vitor Hugo, ele faz, mas é garoto, vai aguentar a pressão? Eu iria de Vitor Hugo para simplificar. Acredito no Vidal mais no lugar do Miteiro ou do Arrasca, para jogo sério é complicado ter ele responsável pela marcação pesada, cobrindo Rod.


É isso, vai dar Flamengo! Mas não será fácil, final todos tem que estar 110%.

29 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page