top of page
  • Foto do escritorBarbosa

#LISTA: Livros 2018


Então pessoal, gostaria de ter feito esse post no final do ano passado, uma vez que final de ano é uma época propícia para listas. Mas creio que ainda está valendo.

Segue os livros que li em 2018.


1. O Universo Numa Casca de Noz - Stephen Hawking

Sinopse: O livro apresenta conceitos caros à física teórica, como a supergravidade, a teoria quântica, a teoria-M, a holografia e a dualidade. Também são abordadas as propostas que desafiam o nosso entendimento atual de como funciona o universo.

Opinião: É um livro muito interessante de divulgação científica, mas achei mais complexo que Uma Breve História do Tempo. O Universo Numa Casca de Noz exige que o leitor esteja familiarizado com conceitos de física quantica e relatividade, por exemplo.


2. Origens - Neil deGrasse Tyson

Sinopse: Neil deGrasse nos conduz tanto pelo surgimento das galáxias e da estrutura cósmica e pelo nascimento das estrelas e dos planetas quanto ao quase infinitamente microscópico começo da vida, nos ambientes da microbiologia.

Opinião: Outro livro de divulgação científica. Gostei mais desse, tanto pela linguagem mais simplificada quanto pelo amplo espectro de assuntos que cobre, apesar de ser meio longo.


3. A Dança do Dragões - George R. R. Martin

Sinopse: Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, governa uma cidade construída sobre o pó e a morte. Mas seus inimigos são cada vez mais numerosos e farão de tudo para destruí-la. No Norte, Jon Snow fará de tudo para garantir a segurança da Muralha.

Opinião: Último livro publicado sobre As Crônicas de Gelo e Fogo. Passaram-se 4 anos desde que li o primeiro da série, então a história não está muito linear na minha cabeça. Enfim, não falarei muito pra não dar spoiler. Vamos aguardar o lançamento dos dois últimos livros.


4. Do Amor e Outros Demonios - Gabriel Garcia Marquez

Sinopse: No Caribe, havia uma marquesinha que tinha uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. García Márquez conta a história da de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás, e um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena.

Opinião: Gabo é um dos meus autores favoritos. Aqui ele conta a história do relacionamento entre uma menina rejeitada polos pais e um padre, cuja missão é exorcizar a pequena.


5. A Elite do Atraso - Jessé Souza

Sinopse: Em uma época em que a questão das desigualdades racial e social estão no centro de cena – dos grandes veículos de comunicação aos comentários nas redes sociais e até mesmo nas conversas das mesas de bar –, Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão.

Opinião: Contra ponto à Raizes do Brasil, esse livro nos mostra o processo de rapinagem das riquezas do país e de sua gente por uma minoria privilegiada. Processo que tem sua origem no sistema escravocrata que vivenciamos desde o descobrimento do país pelos europeus.


6. Um Rio Chamado Tempo Uma Casa Chamada Terra - Mia Couto

Sinopse: O retorno de Marianinho a Luar-do-Chão não é exatamente uma volta às suas origens. Ao chegar à ilha natal, incumbido de comandar as cerimônias fúnebres do avô Mariano ele se descobre um estranho tanto entre os de sua família quanto entre os de sua raça, pois na cidade adquiriu hábitos de um branco.

Opinião: Mia Couto utiliza o realismo fantástico para contar como Marianinho descobre seu lugar na família e em sua terra natal, enquanto passa por um renascimento ao descobrir sua verdadeira origem.


7. Jurassic Park - Michael Crichton

Sinopse: Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle.

Opinião: Livro que inspirou o clássico de Spielberg. Até que o filme é bastante fiel ao livro, mas aqui você verá um Tiranossauro mais vingativo rsrs.


8. O Triste Fim de Policarpo Quarema - Lima Barreto

Sinopse: Policarpo Quaresma é um brasileiro que gosta profundamente das coisas de nosso país. Ama a cultura popular e chega a aprender a tocar violão, só para melhor conhecer nossa música. Sonha em melhorar as coisas para todos.

Opinião: A história do personagem quixotesco que é fanático pelas coisas do Brasil. Em todas as disciplinas ele considera o Brasil o melhor, seja geografia, botânica, música, etc. Durante sua jornada é tido como louco e traidor. Lima Barreto faz um ótimo retrato do Rio no início do século XX.


9. O Diário de Anne Frank - Anne Frank

Sinopse: O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.

Opinião: É o diário de uma menina de 13 anos relatando seus sentimentos, frustrações e ambições. Emocionante enxergar pelos olhos de Anne o cotidiano dessa família que se escondeu dos Nazistas durante dois anos no anexo de uma loja.


10. O Veredito/Na Colonia Penal - Franz Kafka

Sinopse: Em O Veredito, um comerciante que assumiu a direção dos negócios em virtude da velhice do pai enfrenta o dilema de comunicar ou não seu noivado a um amigo que emigrou para a Rússia. Na Colônia Penal, um observador estrangeiro assiste aos preparativos de uma cerimônia de tortura e execução de um condenado.

Opinião: O primeiro é um pequeno conto, com um final alucinante e inesperado. Que faz você ficar pensando na relação Pai e Filho durante muito tempo. Na segunda novela o protagonista é uma máquina criada para que o condenado sinta na carne a sentença recebida.


11. O Cavaleiro do Sete Reinos - George R. R. Martin

Sinopse: Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante.

Opinião: É divertido ler essas histórias que se passam no mundo de As Cronicas de Gelo e Fogo sem que tenham necessariamente a ver com a história principal. São três contos sobre o cavaleiro Dunk e seu escudeiro Egg.


12. Sapiens - Yuval Noah Harari

Sinopse: O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos.

Opinião: Livro com muita informação. Demorei um pouco para terminar, mas acho que vale muito a pena. O autor não consegue esconder suas preferencias ideológicas, mas ainda assim mostra a jornada do ser humano desde uma pequena tribo de caçadores-coletores até a dominação do mundo.


13. O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano

Sinopse: Em o "Livro dos Abraços", Galeano mostra o resultado de suas andanças incessantes de caçador de histórias, que vai ouvindo de tudo. O que de melhor ouviu ele transforma em livros como este, onde lembra como são grandes os pequenos momentos e como eles vão se abraçando, traçando a vida.

Opinião: Gostei muito desse livro. São pequenas histórias, de no máximo uma página cada, sobre a América Latina e seu Povo. Um livro cheio de poesia.

239 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page